sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Ser e o estar no mundo


Há amigos que escolhemos para serem irmãos

Há irmãos que escolhemos para serem amigos!

           Agradeço à Deus pelas pessoas que circundam minha existência, elas (todas elas- sem excessão - as que me amam e as que por algum motivo não pude agradar) são presentes em minha vida, porque de alguma forma contribuem para meu crescimento pessoal e evolução espiritual.

Lendo Kierkegaard, observei que para ele o excesso de objetividade centrado na existência do homem não favorecia para que ele pudesse se soltar das amarras sociais. Afinal, o que é a verdade? 
Para ele, a verdade residia na subjetividade, portanto, nas escolhas que se faz diante das situações, que são volúveis com as incertezas e riscos que envolvem o viver. Estas por sua vez, promovem a evolução em saltos sucessivos e não de forma gradual e organizada. Isso é a liberdade, e somente ela com seus desafios podem fazer o homem crescer.
Refletindo sobre este conceito vemos que Kierkegaard defende a idéia de existência. Para ele a idéia de existência é ter consciência de si mesmo, sua razão, suas emoções, sua imaginação, onde pensamento e imaginação atuam juntos, trazendo através exercício do subjetivo a possibilidade de se alcançar um obsjetivo.

Falo aqui da intersubjetividade - conceito que permeia nossa existencia a medida em que  compartilhamos nossa forma de ser com os outros e assim nos constituimos como pessoa e contribuimos para que se contrituam também.

Hoje, é uma data importante para mim, é meu aniversário! É como se Deus me oportunizasse rever-me, refazer-me e buscar novas formas de agir.

Como ponderava Kierkegaard - o importante é aprender a amadurecer a mente para assim saber canalizar aspectos como a energia, a paixão e poder de decisão para que se torne aquilo que quiser. 

Que possamos cada dia mais ter consciência do poder que temos em nossas mãos em prol de nossos semelhantes e de nós mesmos!
Que Assim Seja!

Um comentário:

  1. E os dias passam... Os momentos passam... e os aniversários passam... Desejo sinceramente que em breve eu possa voltar a ter "disposição" e tempo para pensar e lembrar de datas importantes e principalmente retomar amizades que tanto estimo. E, quem sabe desejar feliz aniversário no dia certo...beijos... Débora

    ResponderExcluir