quarta-feira, 1 de junho de 2011

PARCERIAS REAIS



Hoje logo pela manhã já comecei refletir a respeito das parcerias que efetivamos ao longo de nossa vida, rapidamente me veio a figura de nossa primeira parceria (pelo menos para mim) que fora com minha família, pessoas com quem posso contar sempre, atemporalmente.

Observo que esta palavra vem caindo no ”jargão” das pessoas, é comum ouvirmos falar em parceria e todos acham que a estabelecem. Particularmente entendo-a como algo que somos,  vejo-a mais como uma postura diante da vida e do olhar que estabeleço ao outro que me circunda do que uma ação em si.

Nada mais atual que a Parceria!

Diante da diversidade ela é a chave mestra para o desenvolvimento de estratégias e solidificação de ideias, uma vez que é o encontro com o outro que me possibilita estar mais completo, ampliar-me a visão e estabelecer novas conexões.

Para mim, ser parceiro significa ter autoconhecimento e acima de tudo, perceber-me como dependente do outro para meu próprio desenvolvimento, mas também estar comprometido com a satisfação das necessidades deste outro.

A evolução desta parceria acontece quando proporciona à outra pessoa satisfação em trabalhar junto e conseguimos servi-lo da melhor forma possível, o que a efetiva como uma comunicação constante que amplifica o futuro.

Visto tudo isto, questiono-me se efetivamente conseguimos nos despir de nós mesmos para ouvir e perceber na voz do outro um sentido real, se “somos” parceiros ou “estamos” parceiros em nosso cotidiano...

E desejo firmemente que possamos parar frente ao espelho e nos comprometermos em construir parcerias sólidas e verdadeiras.

3 comentários:

  1. Simone, linda reflexão, obrigado, abração!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Simone
    Que lindo blog. Não sabia dele. Obrigada por me avisar. A questão da parceria, como vc bem colocou aqui, é uma questão tem raízes mais profundas .... na experiência do coletivo que a vida neoliberal - individualista - escondeu!!!! Para ser parceiro não penso ser necessário 'despir-se de você", mas acolher o outro em mim: a minha alteridade, constituindo um novo renovado eu. Este novo eu, por mim construído, se abre para outro, se assim o quiser. Penso eu. Amei a oportunidade. Bjs sempre saudosos de você.
    Fátima

    ResponderExcluir
  3. Bela Reflexão! Estabelecer parcerias significa construir pontes no sentido mais amplo do termo, ou seja, se encarregando desde o projeto, passando pela execução e depois garantindo a manutenção para que a tal edificação fique sempre pronta para atender a quem dela necessita. Pensando assim, diria que vai desde a elocubração mental até o cotidiano, sempre no meio do caminho amassando barro e carregando concreto... É preciso ter vínculos para conseguir fazer isso acontecer de fato, daí surgem as parcerias reais! É neste ponto que, acredito, estamos na Moppe!

    ResponderExcluir